• Climavolt

Aquecimento com seu ar condicionado

Atualizado: 8 de Jul de 2018

No inverno, aquecer seu quarto com ar condicionado é a maneira mais eficiente de aquecimento, depois do sol!

No circuito de refrigeração do ar condicionado, ao comprimir o gás refrigerante, o gás refrigerante se aquece pela choque entre as moléculas decorrente da compressão do mesmo e por conta do calor mecânico do próprio compressor, este calor geralmente é dissipado na condensadora, fora do ambiente condicionado, mas ao se selecionar o aquecimento no controle de seu ar condicionado, o circuito se inverte e este gás quente vai direto para o trocador de calor que esta no ambiente a ser climatizado.


Graças a elevada entalpia deste gás, aquecer um ambiente com o ar quente de seu ar condicionado é a maneira mais eficiente do ponto de vista energético, depois do sol. Ate mesmo em relação a lenha, se você tiver de comprar a mesma, sairá mais caro do que a energia elétrica gasta pelo seu aparelho de ar condicionado. Por isso, vale sim a pena pagar um pouquinho mais em um equipamento quente e frio.


O Equipamento de ar condicionado quente e frio possui o funcionamento praticamente igual ao equipamento que somente resfria, ele possui a mais somente uma válvula que inverte o fluxo do gás quando selecionada a posição “Hot” ou “Quente”, fazendo com que o gás, que após comprimido fica quente, passe primeiro pela unidade que esta instalada dentro do ambiente climatizado, trocando calor com o ar ambiente.


Na função de calor as pressões de trabalho ficam um pouco maiores que na função frio, de maneira que é muito importante seu equipamento estar limpo e bem regulado.

#aquecimentodeambiente #arquente

23 visualizações