• Oswaldo S. Garcia Filho

Carga de gás???


O Fluido Refrigerante, também chamado de gás refrigerante, é um produto estável, de validade indeterminada e por isso não precisa ser trocado. A carga de gás só deve ser realizada em casos de vazamento ou em casos de contaminação!

O vazamento pode ocorrer na tubulação de conexão entre a condensadora e evaporadora ou interna no equipamento, mas o ponto mais comum de se encontrar um vazamento é na conexão da tubulação, onde temos a flange cônica do tubo prensada contra o conector cônico. Nesta conexão, qualquer ranhura ou deformação por menor que seja, pode causar vazamento. Se a tubulação utilizada for de alumínio, este vazamento é muito mais comum, pois o alumínio se deforma com muita facilidade e este é um dos motivos que o fabricante sempre recomenda o uso de tubulação de cobre.

O vazamento também pode acontecer no meio da tubulação, por causa de uma dobra no tubo, solda mal feita ou como mencionei, no interior do equipamento, por vezes causado por ambiente agressivo (por exemplo a maresia da praia ou ambientes fabris com manipulação de produtos ácidos) que ataca as soldas internas.

Sendo assim, temos que ser criteriosos quando falamos em "Carga de Gás", pois o procedimento correto é, primeiro localizar e eliminar o vazamento, para depois fazer a carga de gás e por fim fazer a carga de fluido refrigerante.

Entretanto, nem sempre é simples localizar e eliminar o vazamento, pode ser bem trabalhoso e portanto caro, de modo que por vezes, pode ser viável a carga de gás com uma tentativa de eliminar vazamento simples, o reaperto das conexões.

Não aceite um diagnostico de "carga de gás" de um técnico, a não ser que você realmente saiba o que está fazendo. Por vezes, um ar condicionado que não está gelando bem, pode ser apenas sujeira que atrapalha a troca de calor e o técnico coloca mais gás no equipamento que pode ocasionar até a queima do compressor, pois o excesso de gás forca o funcionamento do mesmo.

A Contaminação do gás acontece quando não é feito o vácuo na instalação, ou se realiza um procedimento incorreto na hora de se realizar uma carga. neste caso, quando identificada esta situação, deve-se retirar o gás contaminado, fazer vácuo no sistema e por fim realizar a nova carga de gás.

107 visualizações