• Climavolt

Dicas para instalação de seu ar condicionado Split

Atualizado: 8 de Jul de 2018

O passo a passo de uma instalação de um ar Split, é muito longo, mas aqui segue algumas dicas:


  1. O melhor local para fixação da evaporadora (parte que fica interna no ambiente a ser climatizado), é no meio da parede menor do ambiente, ou seja, fixar a evaporadora de modo que o fluxo de ar esteja direcionado no sentido da maior dimensão do ambiente – claro que se o ambiente for muito grande devera ser feito um melhor estudo de posicionamento dos equipamentos para melhor distribuição dos fluxos de ar;

  2. A Condensadora deve ficar sempre em um local bem ventilado, o mais próximo possível da evaporadora (geralmente ate 7 metros atende bem as especificações da maioria dos fabricantes), nos casos onde não se consiga esta proximidade deve-se consultar o manual do fabricante para verificar as distancias máximas permitidas ao equipamento e a necessidade de carga de gás para compensar esta distancia.

  3. Nunca instale a condensadora em local sem ventilação, isto ira reduzir drasticamente a eficiência de seu aparelho e pode levar a queima prematura do mesmo.

  4. Para se conectar o circuito de gás do ar condicionado, use somente tubulação de cobre, a tubulação de alumínio é mais barata, mais muito mais propensa a ter vazamentos, ira sair mais caro…

  5. Tenha um bom flangeador para abrir as flanges de conexão desta tubulação. Uma minima irregularidade nesta flange pode lhe causar vazamentos e o gás refrigerante é caro, não vale a pena arriscar.

  6. O gás refrigerante para operar seu ar condicionado vem preso dentro da condensadora. Apos conectado os tubos de cobre, deve-se retirar o ar e a umidade presente dentro da tubulação, isto /e feito com uma bomba de vácuo conectada na válvula de serviço do condensador. O vácuo deve ser feito no minimo por 40 minutos, para retirar toda umidade, sendo mais tempo caso a tubulação seja maior.

  7. O ar presente dentro da tubulação pode reduzir a eficiência do ar condicionado e a umidade pode oxidar partes internas do compressor, reduzindo sua vida útil.

  8. A instaladores que fazem uma “purga” na linha, esta purga retira apenas parte do ar e nada da umidade, não é recomendável quando se quer uma vida longa ao seu equipamento.

  9. Apos o vácuo, o gás pode ser liberado, apos terminada a instalação é sempre bom ainda fazer testes de funcionamento, como o superaquecimento e fazer medições das correntes de trabalho.

#instalacaoarcondicionado #vacuoarcondicionado


58 visualizações