• Oswaldo S. Garcia Filho

Inverter X Convencional


O Equipamento Inverter possui uma placa eletrônica na condensadora que varia a frequência elétrica que alimenta o compressor, variando a velocidade de rotação do mesmo; com isso ele trás uma significativa redução no consumo de energia para realizar o mesmo trabalho que um equipamento convencional. esta economia chega a 30% dependendo das condições de operação e instalação do mesmo. Com esta economia, para quem usa o ar quase todos os dias durante 6 a 8 meses par ano, se paga a diferença de preço de aquisição em menos de dois anos.

Outra vantagem do equipamento inverter é o conforto térmico:

-o equipamento convencional funciona a plena carga até atingir a temperatura selecionada no controle remoto e ao atingi-la, desliga o compressor, ficando apenas o ventilando e volta a ligar quando a temperatura se elevar cerca de dois graus.

-Já o equipamento inverter, quando a temperatura ambiente está se aproximando da temperatura selecionada, ele já reduz a frequência de rotação, não deixando o ar tão gelado mas continuando a gelar o ambiente e ele continua modulando esta rotação procurando manter uma temperatura constante no ambiente.

Esta oscilação de 2 graus na temperatura ambiente, não é muita coisa, mas é percebida pelo usuário, de forma que podemos dizer que o inverter nos dá mais conforto térmico.


Por outro lado, o equipamento convencional, além de ser mais barato na aquisição, ainda possui peças e manutenção mais barata, de forma que caso você não use o equipamento com tanta frequência, pode ser uma melhor opção o equipamento convencional.

53 visualizações