• Oswaldo S. Garcia Filho

Para instalar um sistema solar, tenho de mexer na instalação elétrica de minha casa?

Atualizado: 15 de Jan de 2019


Muitas pessoas pensam que para instalar um sistema de geração fotovoltaica, terá de mexer em toda sua instalação elétrica, ou que este sistema irá alimentar apenas alguns equipamentos ou apenas a iluminação...

Gostaria aqui de esclarecer esse equívoco, pois instalar um sistema fotovoltaico é muito simples e basta conectar o sistema em um ponto da instalação elétrica do imóvel (geralmente essa conexão se dá no quadro de distribuição ou no padrão de entrada) e todo o consumo da residencia poderá ser compensado pela geração de seu sistema de geração fotovoltaica, sem alterar em nada a instalação do imóvel.

A Tecnologia dos inversores cria uma onda idêntica a da rede de energia que alimenta o imóvel e desta maneira pode se conectar em paralelismo contínuo. Assim toda energia gerada pode ser usada por qualquer equipamento conectado e quando não é usada no imóvel a mesma vai para a rede externa e será usada por outro consumidor. Mas você não irá perder essa energia gerada, ela é sua e será contabilizada e convertida no seu consumo.

Quando seu sistema é homologado junto a concessionaria da sua região, seu relógio de energia é trocado por um relógio bidirecional, que registra tudo que você consome em um marcador e tudo que você gera e envia para a rede em outro, assim você só paga se consumir mais do que gera.

83 visualizações